Sem Título 54

No passado dia 8 de fevereiro realizou-se o primeiro passeio do programa de Visitas e Passeios Culturais 2020

 

 

 

Notícia

No passado dia 8 de fevereiro realizou-se o primeiro passeio do programa de Visitas e Passeios Culturais de 2020 do GDST.

Em agradável convívio fomos ao Oeste cumprir um diversificado programa que, em termos culturais, lúdicos e gastronómicos, bem satisfez os colegas participantes. Tivemos como guia um Torreense, dirigente da Associação de Defesa do Património de Torres Vedras, quem, com o seu demonstrado conhecimento, muito enriqueceu o passeio na vertente cultural.

Em pequena paragem no centro histórico de Torres Vedras, com tempo para o café e o tradicional pastel de feijão, observámos enormes bonecos satíricos de políticos e futebolistas, na boa tradição figurativa carnavalesca de Torres Vedras. Rumámos depois ao franciscano Convento do Varatojo onde, pela mão de um dos frades da irmandade, nos foi facultada uma visita guiada, muito bem documentada sobre a história, o edificado e a vida conventual.

Intervalámos para almoço, numa excelente e, para muitos, inédita experiência gastronómica.

De tarde visitámos o interessante Castro do Zambujal, um dos mais bem descobertos do Alto Neolítico, bem referenciado localmente, e dispondo de passadiços para facilidade de acesso.

Terminámos a visita com um fim de tarde em ambiente de poesia em Santa Cruz no seu Passeio dos Poetas. Evocámos, com pequena e descomprometida leitura, Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan.

Carlos Vidal

Fotografias

IMG 2217